[Artigo: Casamento na Praia]

Tem alguma noivinha por aí pensando em se casar na praia?! Sim? Então atenção, pois este post sobre casamento na praia foi escrito especialmente para você!

A praia tem sido um dos cenários mais escolhidos pela noivas nos últimos tempos para a realização do casamento. Seja pela paz que o ambiente transmite durante a cerimônia, pela beleza e informalidade do local, ou apenas por moda, a praia é sempre uma excelente opção para a realização de um evento.

Engana-se quem pensa que o casamento na praia é uma opção mais barata do que em locais convencionais. Ele pode sair caro. E muito.

Por estar em alta, o casamento na praia pode ter preços pouco convidativos, portanto pesquise, compare e tente adequar seu sonho a seu orçamento. Sempre defendemos aqui que tudo é possível desde que seja planejado e negociado!

Então antes de tomar uma decisão por impulso, pesquise com calma empresas e locações especializadas em realizar este tipo de evento e faça um extenso levantamento de preços.

Agora vamos ao que realmente interessa! Dicas gerais sobre casamento na praia!

Casamento na praia: Noiva

A noiva da praia deve levar em consideração o calor e a umidade aos quais estará exposta antes de tomar as decisões de maquiagem, penteado e vestido de noiva. O look deve ser bem natural, para combinar com o clima do ambiente!

A maquiagem para este tipo de evento deve ser essencialmente leve e natural, portanto, evite olhos muito esfumados ou batons de cores fortes. Invista em uma pele perfeita, batons nudes e um leve destaque para os olhos. Não se esqueça do fixador de maquiagem, indispensável para qualquer noiva, mas principalmente para as que se casarão na praia.

Casamento na praia

Casamento na praia – maquiagem natural para noivas (créditos: popsugar.com; weddingchicks.com)

O penteado preferido da maior parte das noivinhas de praia é o cabelo solto, com leves ondulações. Sem dúvida, ele é o que mais garante o efeito natural exigido pelo ambiente. Apesar disso, o cabelo solto pode ser um erro, pois a umidade somada ao vento pode bagunçar o seu cabelo e o deixar cheio de frizz.

Caso você realmente se importe em ficar com o penteado arrumado ao longo da festa, opte por um cabelo minimamente preso, como uma trança solta ou um coque despojado, mas lembre-se: penteados muito clássicos e estruturados remetem à formalidade e não são a melhor opção para casamentos na praia.

Casamento na praia

Casamento na praia – penteado natural e flores como acessório (créditos: modwedding.com; weddinginspirasi.com)

Véu combina com praia? Depende. Antes de mais nada você deve sondar qual será o seu caminho até chegar ao altar. Se o trajeto for pé na areia, é melhor abrir mão do véu, ou você arrastará areia por todo o seu percurso! Ainda está em dúvida? Minha dica é: NÃO USE!

Em geral, casamento na praia combina com pentes ou coroas de flores naturais, voilettes, headbands ou somente um belo penteado. No casamento na praia, a regra do ‘menos é mais’ é mais valiosa do que em qualquer outro tipo de vento.

Agora o tópico que mais amamos: o vestido de noiva! Este item sempre é motivo para algumas noites sem dormir! Quer aprender a escolher o seu? Dá uma olhadinha no nosso post Vestido de noiva perfeito: 7 dicas para escolher o seu.

O vestido de noiva para um casamento na praia deve transmitir acima de tudo fluidez, podendo até ser curto. Deve ter pouco volume da saia, e ser confeccionado com tecidos bem leves, como tule e renda. Os bordados são muito bem-vindos, mas procure evitá-los na saia, já que podem gerar um peso extra. Evite brilhos e aposte em bordados com pérolas que transmitem romantismo.

Transparências e decotes combinam muito com o ambiente e garantem o frescor do look.

Casamento na praia

Casamento na praia – vestido leve para harmonizar com o ambiente (crédito: weddinginspirasi.com)

​A gente aproveita pra te dar uma dica de vestidos de noiva simples, bonitos e que cabem no seu bolso 🙂  É da loja O Amor é Simples, que tem distribuído modelos de casamento acessíveis para noivinhas de todo o Brasil. E o melhor: comprando por indicação do nosso Blog, você aplica o cupom BVN_5off na hora da compra e ganha 5% de desconto em qualquer modelo <3 Dá uma olhada nestes dois vestidos que separamos para você:

vestido de noiva simples

Vestido de Noiva Iansã – O Amor é Simples

vestido de noiva simples

Vestido de Noiva Hera – O Amor é Simples

Você encontra os Vestidos de Noiva Iansã e Hera em O amor é Simples. Não esquece o cupom BVN_5off para garantir o seu desconto!

Vestidos Simples e Baratos! Cupom: BVN_5OFF

Casamento na praia: Noivo

O noivo da praia é bem informal. Nada de ternos pesados e cores escuras!

O ideal são os ternos de linho, sempre em tons claros como o cinza e o offwhite. A combinação de camisa branca de botões e calça de linho também é uma linda opção, além de transmitir ainda mais informalidade.

Alguns elementos podem garantir mais charme ao look, como a gravata borboleta e o suspensório. Estes acessórios inclusive são um lindo presente pré-wedding aos seus padrinhos.

Uma dica importante é sempre orientar os padrinhos sobre o dress code do seu casamento, caso não opte por padronizar as roupas. Esta atitude não é rude, e eles vão adorar ser orientados por vocês sobre como devem comparecer.

Esta valiosa dica sobre o dress code também pode valer para os seus convidados. Uma pequena nota no convite pode evitar que seus convidados apareçam no seu casamento na praia vestidos formal ou informalmente demais.

Casamento na praia

Casamento na praia – roupas padronizadas e em tons claros para noivo e padrinhos (crédito: chillisaucei.co.uk)


Casamento na praia: Conforto para os seus convidados

Se a cerimônia de seu casamento for realizada na areia, é importante dar o minimo de conforto aos seus convidados. Tente colocar um tapete no caminho até os assentos para evitar que todos fiquem circulando com os sapatos nas mãos.

Além disso, pense em deixar pequenos leques como lembrança do seu casamento nos assentos. Eles podem ajudar o convidado a se refrescar e ainda proteger os olhos do sol enquanto aguarda a cerimônia.

Caso tenha uma grande quantidade de idosos e crianças entre seus convidados, repense sua estratégia e, quem sabe, encontre um local na beira da praia, com vista para o mar, ao invés de realizar a cerimônia na areia. O acesso a banheiros e áreas refrigeradas pode ser importante para estas pessoas. O conforto dos seus convidados deve sempre ser prioridade na hora de tomar decisões.

Casamento na praia

Casamento na praia – conforto dos convidados é prioridade (crédito: weddingscostarica.com)

Casamento na praia: Decoração do altar

O altar de um casamento na praia é sempre discreto, pois qualquer excesso pode encobrir a bela vista das suas fotos! Afinal, do que adianta casar na praia se não tiver a visão do mar?

Opte por uma estrutura em madeira ou bambu, emoldurando uma pequena mesa onde o celebrante pode apoiar algum objeto. Decore a estrutura com flores, tule, folhagens ou deixe ao natural.

Estude pendurar pequenos arranjos de flores, lanternas, velas ou até um lustre para dar um charme a mais.

Casamento na praia

Casamento na praia – inspiração de altar com tule e flores (crédito: dreamsresortsblog.com)

Casamento na praia: Decoração da festa

O foco principal da decoração de um casamento na praia é a própria natureza. Todos os outros artifícios devem ser utilizados para complementar a beleza natural, sem interferir no ambiente.

Dessa forma, priorize explorar a beleza do lugar harmonizando móveis rústicos, flores, conchas, placas de madeira com dizeres. Invista nas cores claras, ou ouse com cores bem tropicais!

As flores devem ser bem escolhidas para aguentar o sol e o calor. Lembre-se de que a decoração fica pronta bem antes do evento, e suas flores devem permanecer íntegras até o fim da festa.

Lanternas e velas dão um ar lúdico ao ambiente. Tochas combinam muito, remetendo a um luau na praia.

Casamento na praia

Casamento na praia – explore a beleza do ambiente na decoração (crédito: willianlima.com.br)

Sem dúvida, o bolo que mais combina com casamento na praia é o naked cake. Ele é rústico e alegre na medida certa! Escolha um modelo com muitas frutas ou flores naturais nos mesmos tons da decoração da festa. Atenção para a escolha das frutas do bolo, pois algumas podem azedar facilmente no calor.

No post Bolo de casamento: como escolher o modelo perfeito selecionamos vários modelos lindos de naked cake para você se inspirar!

Casamento na praia

Casamento na praia – lindos bolos rústicos com flores (créditos: willianlima.com; myday.ynet.co.il)

O menu do casamento na praia deve ser leve, evitando comidas que estraguem facilmente no calor. Frutos do mar são uma excelente opção, porém tenha sempre outras opções disponíveis para atender pessoas que são alérgicas ou simplesmente não gostam de frutos do mar.

Invista em um open bar, com muitos drinks refrescantes e coloridos. Converse com o seu fornecedor e proponha uma apresentação diferente aos drinks, que combinem com o clima tropical!

Além dos drinks, sirva água de coco, suco de fruta natural, caipirinha, prosecco e whisky.

Para terminar, a última e mais importante dica é: TENHA SEMPRE UM PLANO B. Casamentos ao ar livre sempre são vulneráveis a variações climáticas. Portanto, ter uma área coberta para a realização do evento é indispensável para garantir que tudo corra bem.

Noivinha, espero que tenha gostado das dicas! 

Não vai embora sem deixar um recadinho (ou dúvida!) pra gente aqui embaixo! Vamos amar!

Até a próxima 😉

Vivi

Vivi

Casadinha com Pedro, tem 28 anos, mora em Niterói, é engenheira química e eternamente encantada e antenada com o mundo dos casamentos. Acredita que ser noiva não é uma condição, e sim um estado de espírito! Passou por inúmeros desafios, mas viveu intensamente o seu grande dia, e deseja ajudar outras noivinhas a fazerem o mesmo!
Vivi