Foi-se o tempo em que somente o pai da noiva a conduzia até o noivo. Essa tradição acabou ficando para trás ao longo dos anos e hoje, a noiva têm total liberdade para escolher a pessoa que mais representa aquele momento.

Seja a mãe, o padrasto, um irmão, ou até um grande amigo, o que importa é que a noiva escolha uma pessoa com quem tenha uma ligação especial, esteja feliz com a sua decisão e não a faça somente por tradição ou conveniência.

Eu mesma, optei por entrar com a minha mãe! Foi ela quem esteve presente de verdade ao longo de toda a minha vida, e não havia outra decisão a ser tomada! Foi um momento lindo e emocionante, não somente para nós duas, mas para todos que estavam presentes e conheceram a nossa luta e história <3

Alguns noivos nos escrevem se dizendo presos ao protocolo que encontram em sites, ou que são repassados pela cerimonialista. Lembre-se, que os protocolos existem para orientar o casal, e não para definir regras! Cada vez mais os noivos buscam cerimônias com muito significado, e é importante que todas as decisões sejam verdadeiramente baseadas na vida e história de cada casal. Não seria diferente na escolha de quem leva a noiva ao altar, não é?

Dito isto tudo, a sua decisão deve ser fácil, leve e sem complicações! Com certeza o seu coração já apontou a pessoa certa para te acompanhar 🙂

Ainda assim, separamos algumas fotos que irão te inspirar e te fazer sonhar com a sua entrada S2

Quem leva a noiva ao altar?

1 – O pai

Esta escolha é a tradicional, e se faz sentido na sua vida, sem dúvida é a certa! Ele foi a sua referência de homem na vida, e nada mais justo do que te conduzir até o homem que escolheu cuidar de você para sempre.

quem leva a noiva ao altar

Quem leva a noiva ao altar? O querido pai (Crédito: sergioronaldo.com)

2 – A mãe

Em caso de pai ausente ou falecido, a mãe é a escolha certa! Afinal, uma “pãe”, que é pai e mãe, é amor e dedicação em dobro! Nada mais justo compartilhar este momento tão importante com ela! Essa foi a minha escolha S2

Quem leva a noiva ao altar

Quem leva a noiva ao altar? O amor de mãe! (Crédito: Pinterest.com)


3 –  O pai e a mãe

Se deixar a mamãe de fora deste momento tem sido muito difícil, então não a deixe! Como eu disse, a decisão de quem te levará ao altar deve ser leve, e de coração! Se pode entrar como os dois, por que não?

quem leva a noiva ao altar

Quem leva a noiva ao altar? Pai e mãe juntos na jornada! (Crédito: meneleufotografia.com.br)

4 – O pai e o padrasto

Seus pais se separaram cedo, e a vida acabou te presenteando com outro pai? Que te deu carinho, colo e esteve por muito tempo ao seu lado? Então nada mais justo do que permitir que ele a leve junto ao seu pai até o altar. Você nem pode imaginar o quanto isso significa para ele, e certamente o seu pai não irá se importar!

quem leva a noiva ao altar

quem leva a noiva ao altar? Pai e Padrasto unidos pelo amor (Crédito: katherinesimms.com)

5 – Ninguém!

Isso mesmo! Muitas noivas optam por caminharem sozinhas até o altar. Os motivos são muitos, e vão desde não ter uma pessoa com quem se identifique, até não quererem que outra pessoa ofusque o momento (pode acreditar!). A regra é não ter regra, e se a vontade for de coração ela está valendo!

Quem leva a noiva ao altar?

Quem leva a noiva ao altar? Ninguém! Ela prefere caminhar sozinha até o noivo! (Crédito: thespragues.co)

6 – O próprio noivo

Cada vez mais casais optam por entrarem juntos na cerimônia. Essa decisão simboliza a vontade de ambos de iniciarem a vida como iguais, sem diferença de gênero. É um decisão linda, e também vem sendo muito usada em casamentos homoafetivos.

Quem leva a noiva ao altar?

Começando a vida de igual para igual! (Crédito: Aline Ribeiro Fotografia)

É isso! Esperamos que tenham gostado e entendido que a decisão de quem leva a noiva ao altar é feita pelo coração, e não por meras convenções 🙂

Até a próxima!

Vivi

Vivi

Casadinha com Pedro, tem 28 anos, mora em Niterói, é engenheira química e eternamente encantada e antenada com o mundo dos casamentos. Acredita que ser noiva não é uma condição, e sim um estado de espírito! Passou por inúmeros desafios, mas viveu intensamente o seu grande dia, e deseja ajudar outras noivinhas a fazerem o mesmo!
Vivi